Símbolo de Diferente no Excel

O Microsoft Excel é um software de planilhas que faz parte do pacote Microsoft Office. Com o Excel, você pode armazenar e trabalhar com dados. O Excel contém diversas ferramentas que você pode utilizar para manipular dados. É possível trabalhar com funções, fórmulas, gráficos, tabelas e algumas ferramentas de análise de dados para que seja possível análisar e compreender dados e tendências. Nesse post vamos ensinar a utilizar o símbolo de diferente no Excel.

O Excel contém alguns símbolos de comparação que combinados com as funções permitem automatizar os cálculos. Alguns desses símbolos são igual à (=), menor do que (<), maior do que (>) e o símbolo de diferente (<>).

 

Símbolo de diferente no Excel

O símbolo de diferente no Excel levantas várias dúvidas. O símbolo de diferente é <> (menor maior). Ele pode ser usado dentro da função SE para fazer comparações.

 

Função SE no Excel

A função SE é uma função muito utilizada no Excel. É possível usá-la em diversas situações no trabalho. Por exemplo, você pode criar uma planilha para a escola e verificar quais os estudantes foram nesse semestre. Se um estudante fez menos de 20 pontos, ele reprovou. Se o estudante fez mais de 20 pontos, ele passou.

=SE (teste_lógico, [valor_se_verdadeiro], [valor_se_falso])

Explicação: Na fórmua, o “teste_lógico” é onde vamos impôr a condição ao Excel. Ou seja, que pergunta queremos verificar? Exemplo: O aluno atingiu mais de 20 pontos? O “valor_se_verdadeiro” é a mensagem que o Excel irá exibir caso a resposta para nossa pergunta seja SIM. Nesse caso: “O aluno fez mais de 20 pontos?” se SIM então iremos exibir “Aprovado”. E em “valor_se_falso”, é a resposta NÃO para a pergunta: “O aluno fez mais de 20 pontos” se NÃO então “Reprovado”.

Vamos ver no exemplo abaixo:

  A B C
1 Pontos Situação  
2 10 Reprovado  
3 35 Aprovado  
4 19 Reprovado  
=SE o aluno fez MAIS DE 20 pontos ENTÃO "Aprovado" SENÃO "Reprovado"

 

=SE (A2>=20 ; "Aprovado" ; "Reprovado")

Dica de Excel: Não perca tempo digitando a mesma fórmula diversas vezes. Após fazer a primeira célula, você pode “arrastar” essa fórmula para outras células. Veja aqui como fazer essa dica de Excel.

Usando o símbolo de diferente com a função SE no Excel

O símbolo de diferente no Excel tem algumas artimanhas para ser usado. Vamos ver como utilizar ele com a função SE no Excel. O símbolo de diferente no Excel é um símbolo de “menor do que” < e um símbolo de “maior que” > usados juntos. Assim, o símbolo de diferente no Excel é “<>” tudo junto. Na função SE ficaria da seguinte forma:

=SE (célula <> condição, resultado 1, resultado 2)

No nosso exemplo, alunso com pontos < 20 estão reprovados. Vamos agora incluir uma outra coluna que irá nos mostrar se ele foi “Aprovado” ou não, utilizado o símbolo de diferente.

  A B C
1 Pontos Situação  Aprovado
2 10 Reprovado  NÃO
3 35 Aprovado  SIM
4 19 Reprovado NÃO
=SE ( B2<>"Reprovado" ; "SIM"; "NÃO" )

O que está sendo comparado é: Se alguma célula da coluna B aparecer algo DIFERENTE DE Reprovado, marcamos a coluna C como “SIM”, ou seja, o aluno foi aprovado.

Note que nesse caso, não estamos verificando se o aluno foi APROVADO, e sim, se ele NÃO FOI REPROVADO.
Qualquer palavra que não seja REPROVADO, já irá marcar o aluno como “SIM” na coluna C.

Como podemos ver, é muito simples de utilizar o símbolo de diferente no Excel. A função SE é uma função básico do Excel, assim como a utilização dos símbolos.

Para ir mais a fundo nas fórmulas, funções, gráficos e análise, sinta-se à vontade para conhecer o curso de Excel Avançado da Excel Factory em Joinville.

http://www.excelfactory.com.br/wp-content/uploads/2016/08/different-wallpaper-1024x576.jpghttp://www.excelfactory.com.br/wp-content/uploads/2016/08/different-wallpaper-1024x576-150x150.jpgSandro WiggersFórmulasexcel,planilhaO Microsoft Excel é um software de planilhas que faz parte do pacote Microsoft Office. Com o Excel, você pode armazenar e trabalhar com dados. O Excel contém diversas ferramentas que você pode utilizar para manipular dados. É possível trabalhar com funções, fórmulas, gráficos, tabelas e algumas ferramentas de...Curso Excel Avançado - Joinville, Curso Excel Avançado Online, Dicas de Excel